Possibilita conforto durante procedimentos odontológicos. Pode ser usada por que apresentam fobia, ansiedade ou distúrbios mentais, pacientes com muito reflexo de ânsia, crianças, adultos e idosos que farão cirurgias, exodontias...

O método é muito seguro. Cada indivíduo é único, e nesta técnica é possível controlar a quantidade de sedação. Ela é totalmente revertida no final do procedimento, não demandando acompanhantes para o paciente.

Medo de dentista é coisa do passado... Venha conhecer um pouco mais sobre esta tecnologia!



Perguntas e respostas

Esta técnica existe há quanto tempo?
As propriedades do óxido nitroso foram descobertas em 1844, e desde 1930 é amplamente utilizada nos Estados Unidos... Outros países de primeiro mundo também utilizam muito (Reino Unido, Japão, França, Suécia, Noruega, Austrália e Nova Zelândia), mas no Brasil ainda é pouco divulgada.
A sedação com óxido nitroso é segura? 
Sim. Muito embora qualquer técnica anestésica e/ou qualquer tratamento tenham um risco embutido em si, a sedação com óxido nitroso é tida como um dos métodos anestésicos mais seguros atualmente. Não há nenhum relato de morte na literatura mundial atribuída à sedação exclusivamente com óxido nitroso + oxigênio. 
Quais as contra-indicações?
Contra-indicações absolutas - pacientes com DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), cardiopatias muito graves e neuropatias sensitivas. Contra-indicações relativas – pacientes com dificuldade de respirar pelo nariz (momentânea – gripe ou permanente – respiradores bucais), o que pode comprometer o sucesso da sedação;
Pacientes asmáticos podem ser sedados por esta técnicas?
Desde que não utilizem medicações depressoras da função respiratória, podem ser sedados normalmente, pois há redução da ansiedade e utilização de grande quantidade de oxigênio antes, durante e logo após a sedação.
Pacientes cardiopatas podem ser sedados e diabéticos?
Estudos mostram que a sedação consciente é benéfica para pacientes com angina pois controla a dor e a ansiedade com o óxido nitroso e promove oxigenação para o músculo cardíaco dos infartados. Pacientes hipertensos são muito beneficiados com a técnica, já que controla a ansiedade evitando o aumento da pressão arterial por stress.
Esta sedação substitui a anestesia local odontológica?
Não, porém esta sedação provoca analgesia de tecidos moles, promovendo mais conforto e tolerância durante a anestesia local. Além disso, o paciente estará mais relaxado neste momento. A técnica pode possibilitar até o uso de menos anestésico local.
Quais as vantagens desta sedação?
O óxido nitroso apresenta rápida indução; possibilidade de alteração na dose usada, a qualquer momento do procedimento; analgesia de tecidos moles; recuperação rápida; redução da ansiedade; e não é irritante às mucosas e apresenta baixo risco, sendo indicado para a grande maioria dos pacientes.
A sedação com óxido nitroso é igual a uma anestesia geral?
Não. A sedação com óxido nitroso e oxigênio é um método que, adequadamente utilizado, produz sonolência leve, diminuição da sensação dolorosa e diminuição da ansiedade, mas mantém o paciente acordado, cooperativo, respirando espontaneamente e com todos os seus reflexos de proteção íntegros. 
Como se administra a sedação com óxido nitroso? 
Através de equipamentos desenvolvidos especificamente para esse fim, o cirurgião dentista acopla uma máscara nasal ao paciente. Através de dispositivos instalados no aparelho, o profissional controla a mistura de gases (oxigênio + óxido nitroso), oferecendo concentrações de óxido nitroso entre 0 (zero) e 70%, garantindo que o paciente receba no mínimo 30% de oxigênio.