A Doença Periodontal é causada por bactérias e afeta gengiva e osso que circundam e sustentam os dentes. É a maior causadora de perdas dentárias em adultos, por isso, deve-se iniciar o tratamento assim que notados os sinais.

Ela influencia a auto estima, já que pode causar mau hálito, mobilidade dental, sangramento e má aparência dos dentes. Estudos mostram ligação entre a Periodontite e doenças sistêmicas (enfarto, partos prematuros...).

Nossa equipe irá orienta-lo sobre produtos e técnicas de higiene oral, a fim de prevenir esta e outras doenças.

Perguntas e respostas

Quais as causas da Periodontite?
Principalmente a falta ou a má higienização bucal. As bactérias se acumulam na superfície dos dentes causando gengivite e comprometimento da estrutura de suporte e proteção dos dentes. Outros fatores também estão relacionados: Diabetes não controlada, stress, obesidade, imunodeficiências, puberdade, gravidez, menopausa... Podem ser fatores predisponentes para a Doença Periodontal.
Quais são os sinais da doença periodontal?
Ela pode estar sob forma mais leve, como gengivite, apresentando os seguintes sinais: inflamação e sangramento gengival, acúmulo de placa bacteriana, mau hálito. Avançando para a Periodontite, pode apresentar também, em diferentes graus: acúmulo de cálculo (ou tártaro) sobre os dentes, retração gengival, mobilidade dental, sensibilidade dental (devido à retração). Os fumantes devem ter atenção redobrada pois a diminuição do sangramento pode mascarar a doença.
Como prevenir a doença?
Bons hábitos de higiente oral (escovação adequada, fio dental regularmente e, se necessário, bochechos antimicrobianos). Visitas regulares ao dentista são importantes para detectar qualquer sinal inicial da doença e principalmente orientação de higiene e limpezas regulares para prevenção. Se houver sangramento gengival espontâneo, ou no momento da escovação ou fio dental, é um sinal de que sua saúde periodontal está precisando de cuidados especiais.
Quais doenças estão ligadas à Doença Periodontal?
Estudos científicos atuais têm apontado relação entre doenças periodontais e sistêmicas, como doenças pulmonares, partos prematuros, enfarto e outras doenças cardíacas. A pessoa com periodontite tem duas vezes mais risco de ter um infarto quando comparada com uma pessoa com a saúde bucal em dia.