A polpa (canal) é responsável pela nutrição e sensibilidade dental. Quando há uma injúria nesta estrutura (exposição por trinca, contaminação por cárie ou traumas) se faz necessário o tratamento endodôntico.

Uma boa limpeza do canal e o selamento adequado da coroa são fundamentais para garantir a desinfecção e impedir a recontaminação por bactérias. Por isso, o dente tratado deve receber a restauração o mais breve possível

O tratamento endodôntico também pode ser indicado se for necessário colocação de núcleo /pino intrarradicular.

Perguntas e respostas

O que é polpa dental?
É mais conhecida como canal ou nervo. É na polpa que se encontram os vasos sanguíneos que nutrem o dente e também as terminações nervosas, que dão sensibilidade a ele.
Porque é necessário fazer o tratamento de canal?
Diante de uma agressão pulpar (cáries, fratura dental, trauma...), o dente inicia uma resposta inflamatória, que pode progredir para uma necrose tecidual. Estas situações podem provocar bastante dor, e às vezes, o escurecimento do dente. O mais importante é o tratamento para eliminar as bactérias e promover a saúde do elemento dental, para possibilitar que ele seja mantido na cavidade bucal.
O que acontece se eu não tratar o canal do dente?
Se nenhuma conduta for realizada a infecção se estenderá, podendo atingir os tecidos de suporte do dente (osso) e até a circulação sanguínea do corpo todo.
Como funciona o tratamento de canal?
O tratamento endodôntico consiste basicamente na limpeza total do canal radicular e seu selamento completo (obturação e restauração do dente), a fim de evitar uma reinfecção por bactérias. O tratamento completo pode ser realizado em uma ou mais sessões.
O tratamento de canal dói?
As pessoas (principalmente mais antigas) as vezes associam o tratamento de canal com fortes dores, mas normalmente a causa é a patologia (infecção ou inflamação) que está ocorrendo no dente. Para realizar o tratamento, o dente deve ser bem anestesiado para proporcionar conforto ao paciente. Normalmente logo após a intervenção endodôntica os sintomas dolorosos decorrentes do problema começam a melhorar.